I - DAEMON MINANS IN DESERTO

(demônio à espreita no deserto | demon lurking in the desert)

II - ANGUSTIAE IN HORTU

(agonia no jardim | agony in the garden)

III - AVERTE HUNC CALICEM A ME CARO INERMIS EST

(afasta de mim esse cálice, a carne é fraca | deviate this chalice from me, the flesh is weak)

IV - PRODITIO

(traição | treason)

V - CARCER

(prisão | prison)

VI - JUDICIUM

(julgamento | trial)

VII - DAMNATIO MORTIS

(condenação à morte | death sentence)

VIII - PRIMUM CASUM

(primeira queda | first fall)

IX - SECUNDUM CASUM

(segunda queda | second fall)

X - TERTIUM CASUM

(terceira queda | third fall)

XI - NUDATIO VESTIUM

(despojamento das vestes | stripping of clothing)

XII - CRUCIFICATIO

(crucificação | crucifixion)

XIII - PATER CUR ME RELINQUISTI

(pai, por que me abandonaste? | father, why have you forsaken me?)

 
 
Via Crucis

epístola de Ariel Nobre

 

Na minha infância, nunca quis ser lésbica e/ou “parecer homem”. No Brasil, as lésbicas masculinas são um subgrupo visto com desdém: essa classe é chamada de “sapatão”. Passei toda a escola no armário, não tive forças para ser a pessoa que era, me achava feia e pensava que ser “sapatão” seria a pior coisa possível. Talvez no ambiente escolar brasileiro em meados de 1990 fosse: a AIDS matava ainda mais que nos dias de hoje e a demonização das identidades LGBT’s estava em vogue na mídia.

 

Percebi que todos os meus esforços para me tornar uma mulher heterossexual e feminina foram em vão. Tinha fantasias sexuais constantes com amigas, professoras, cantoras pop, jogadoras de vôlei... além de estar visivelmente mais confortável em roupas masculinas. Desesperado, aos 19 anos me internei por seis meses em uma instituição religiosa no sul do país que me prometera a “cura do lesbianismo”. Minha família estava feliz e eu esperançoso.

 

O ambiente da “clínica” era até agradável por ser em meio à natureza, mas as conversas, as aulas e atividades sempre me levavam para o mesmo lugar: o velho e conhecido armário; o medo de ser quem se é; a repressão dos desejos sexuais hoje em prol de um futuro que nunca chegava. 

 

Felizmente, em um meio tão conservador concluí que o armário não me levaria à felicidade; além disso, por mais que me reprimisse, “aquilo” não passava. Queria me relacionar com mulheres, queria vestir roupas masculinas. Me perguntei com sinceridade: eu tenho cura? Quem é doente aqui?

 

Passados seis meses de internação me declarei “Lésbica Livre”. Iniciei minha vida sexual quando ingressei na universidade na cidade do Rio de Janeiro. O medo de ir para o inferno foi passando aos poucos e dando lugar para parcerias concretas, inclusive um casamento de três anos que vivi com muita intensidade.

 

Entretanto, o medo de “parecer homem” não desaparecia. Sempre tive o cuidado de fugir do estereótipo da lésbica masculina. Cheguei até a desenvolver uma aversão a crianças por medo da seguinte pergunta: é menino ou menina?

 

O tempo passou e as roupas femininas ficaram insustentáveis, não queria admitir que estava mais uma vez em um armário sujo e apertado. Foi nesse momento que conheci meu amigo e parceiro Tarcísio Paniago. No encontro falávamos de amenidades quando fomos tomados por uma necessidade de sair de casa para fotografar, como se algo muito importante estivesse por acontecer. O trabalho se deu de uma forma inexplicável, apenas fluiu; o resultado foi a série fotográfica Via Crucis.

 

A verdade é que o passado e o presente se comunicavam com intensidade dentro de mim e pouco tempo depois senti a necessidade de dar mais um grito por liberdade, não podia mais me esconder, era preciso levar minha masculinidade além. O olhar amigo e sensível do Tarcísio Paniago me encorajou a deixar o armário de lado mais uma vez, e assim o fiz.

 

Aos 27 anos renasci, ressurgi e ressuscitei, me declarei homem trans, mudei de nome e gênero. Também me mudei para a cidade de São Paulo, onde atuo como consultor em Diversidade pela empresa Pajubá Diversidade em Rede, da qual sou um dos fundadores. Além disso, sou ativista e dou palestras sobre gênero e sexualidade em diversos espaços, contando minha história para que os armários não se repitam nas próximas estações.

 

Saudações do Brasil - o país que mais mata transgêneros no mundo. Ariel Nobre, até hoje: TRANSVIVO.

XIV - EXSEQUIAE

(sepultamento | entombment)

 

 

Via Crucis

epístola de Tarcísio Paniago

 

Realizada em 2015, em Brasília, na via W3 Norte, a série fotográfica Via Crucis retrata o artista visual e performer Ariel Nobre no contexto da sua transição do gênero feminino para o masculino, condensando o itinerário até sua cruz, morte e ressurreição. A anunciação: gestação e nascimento do corpo e do sangue do Ariel. Transubstanciação de morte em vida: o fim de um ciclo e um novo recomeço.

 

Esta série fotográfica faz alusão à metáfora da Páscoa cristã, de passagem de morte para vida, ao se aproximar da narrativa da via-crúcis e suas estações, da Paixão de Cristo como um todo (como “II - agonia no jardim”) e também de uma ocorrência antecedente (“I - demônio à espreita no deserto”).

 

Ariel Nobre me fez uma visita descontraída em um feriado de Páscoa. Na madrugada, repentinamente, saímos à rua entusiasmados para fotografar. Desconhecendo absolutamente o que fazíamos, realizamos uma sessão de fotos em apenas sete minutos.

 

Voltamos ao apartamento e, após alguns minutos de edição e tratamento das imagens, imprimimos a primeira versão do trabalho, ainda sem título. Enquanto fixávamos as fotografias à parede, percebemos que havia ali uma sucessão de movimentações entrelaçadas, o deslocamento de uma personagem; trocamos algumas imagens de lugar, invertemos as ordens. Em seguida, concordamos quase telepaticamente em dispor as fotos em um conjunto que dialogasse com as estações da via-crúcis e com a alegoria que a Páscoa propõe acerca da ressureição.

 

Nos meses seguintes estudei a via-crúcis, suas particularidades e seus arredores. Naquele período, selecionei as obras que integrariam a série fotográfica e a sequência em que elas se apresentariam, perscrutando eventos escondidos em cada imagem, sem me limitar estritamente àqueles retratados nas estações da via-crúcis.

 

Tempos depois, Ariel e eu nos encontramos novamente em Brasília e nos debruçamos mais uma vez sobre o trabalho. Ele sugeriu algumas alterações e refizemos o tratamento. Imprimimos as fotografias e chegamos ao fim da nossa Via Crucis.

 

Devido à natureza do processo de criação, o objetivo deste projeto não foi estabelecido, mas constatado. Demos vazão à criatividade sem nenhum combinado, sem nenhuma pista, experimentando a rua performaticamente e livremente. O que poderia ter sido o objetivo, em verdade vos digo, foi algo intrínseco ao momento, do qual não poderíamos escapar: retratar a transição de gênero do Ariel. O inconsciente fluiu e nos levou ao óbvio, mas o óbvio que não tínhamos a possibilidade de elaborar: uma série fotográfica que fosse um retrato da transição de gênero do Ariel, do seu momento de decisão, do seu verdadeiro nome, um retrato do seu corpo e sua subjetividade, mas que também fosse um arquétipo que contemplasse e representasse outras pessoas trans e suas vias-crúcis.

 

Via Crucis integrou parcialmente a mostra Panorama, que inclui obras de seis séries fotográficas de minha autoria. Esteve em exposição no espaço cultural Obere Mühle (Dübendorf, Suíça) em agosto e setembro de 2016. Em 2018, está em exposição coletiva na galeria virtual EIXO Arte e em exposição individual no Museu Nacional da República, em Brasília, no mês de maio. Em setembro, Via Crucis estará em exposição individual na Maison du Brésil, em Paris.

XV - RESSURRECTIO

(ressurreição | resurrection)

 

 

Via Crucis

epístola de Gilberto Lacerda

 

Via-crúcis. Substantivo feminino que, na tradição judaico-cristã, remete ao trajeto de quatorze estágios ou estações, em que Jesus, carregando a cruz, vai do Pretório, onde Ele é condenado à morte, até o Calvário, onde ocorre Seu sepultamento. Mais recentemente, o Papa João Paulo II sugeriu uma décima quinta estação neste percurso doloroso, estendendo-o até a Ressurreição. Segundo essa tradição, trata-se de um rito de passagem em que o homem, filho de Deus, transforma-se no próprio Deus, como uma das três pessoas da Santíssima Trindade. Trata-se de um caminho difícil de ser percorrido, necessário para o encontro da verdadeira essência do indivíduo que, de forma análoga, foi arquetipicamente percorrido por deuses, heróis e personagens ao longo da história.

 

Hércules, filho de Zeus com uma mortal, só foi divinizado e tornado em constelação após passar por doze terríveis trabalhos. Sidarta Gautama só alcançou o nirvana e tornou-se o Buda mediante um rito de passagem baseado na autoflagelação. O Maomé mercador só se tornou o Maomé profeta após seu retiro espiritual para meditação e jejum nas cavernas do Monte Hira. Todos eles, e muitos outros, dirigem-se a sua identidade legítima por meio de percursos, que os fazem sair do estado do “parecer” para o estado do “ser” pela trajetória das expiações corporais, tal qual evoca Clarice Lispector, para quem a via-crúcis do corpo ocorre justamente por meio do processo de (dis)simulação do jogo entre o “ser” e o “parecer”.

 

Nesta Via Crucis fotográfica, Tarcísio Paniago aplica a metáfora do rito de passagem ao processo de transição de Ariel Nobre por meio de quinze estações que simbolizam seu deslocamento pessoal para tornar-se um homem trans. As quinze fotografias, realizadas durante a Páscoa de 2015, remetem a uma verdadeira peregrinação de um lugar de parecença para um lugar de essência. Aqui, o sentido de sacrifício, comumente atribuído a esta transmutação, é preterido ao sentido de caminho que conduz à luz, outro sentido da via-crúcis bastante apropriado neste caso, em que é questão de um processo migratório para o território da senhoria de si, do domínio de si, de guardião de sua senhoria, do leão do Senhor, sentido hebraico do nome Ariel, o anjo da cura, que pune os que transgridem na escuridão. Nesta fotobiografia de um trajeto pessoal purificador, Ariel Nobre personifica também o anjo da Tempestade de Shakespeare, que traduz um filtro para uma nova ordem entre os homens, onde possa prosperar o amor e o perdão e o advento de uma nova consciência a ser alcançada pelo humano, para o qual ele grita com todas as tripas: preciso dizer que te amo. Aqui, Via Crucis torna-se um substantivo masculino!

 

 

Via Crucis

epistle of Ariel Nobre

 

During my childhood years, I had never wanted to be a lesbian nor "resemble a man”. In Brazil, male lesbians are a subgroup perceived with disdain: such is called a "dyke". Having spent my whole school years in the closet, I did not have the strength to be the person I was, I thought of myself as an ugly person, and thought being a "dyke" was the worst thing possible. And perhaps it was, considering the Brazilian scholastic environment amidst the 1990s: AIDS killed even more than today and the demonization of LGBT identities was in vogue in the media.

 

I came to realize that all my efforts in becoming a heterosexual and feminine woman had been futile. I had constant sexual fantasies with female friends, teachers, pop singers, volleyball players and so on... Other than being visibly more comfortable wearing masculine clothes. Desperate, at the age of nineteen, I submitted myself for six months into a religious facility in the south of the country; the institution had promised me the "cure for lesbianism." My family was happy and I was hopeful.

 

The atmosphere of the "clinic" was pleasant enough, since it was located in the midst of  nature, but the conversations, the classes and activities, would always lead me to the same place: the old and well-known closet; the fear of being oneself; the repression of sexual desires today for a tomorrow that would never come.

 

Luckily, being in such a conservative environment drove me to the conclusion that the closet would not lead me to happiness; moreover, no matter how subdued I felt, "it" would not go away. I wanted to have a relationship with women, I wanted to wear men's clothing. So, I asked myself honestly: is there a cure for me? Who is sick here?

 

Six months after being institutionalized, I declared myself a "Free Lesbian". I started my sexual life when I went to the university in the city of Rio de Janeiro. The fear of going to hell diminished gradually making way to solid partnerships, including a three-year marriage that I lived with great intensity.

 

Although, the fear of "looking like a man" would not disappear. I have always been so careful as to getting away from the stereotypical male lesbian, I even developed an aversion to children out of sheer fear for the ensuing question: is it a boy or a girl?

 

Time went by and the women's clothes became unsustainable, I did not want to admit that I was once again in a filthy, tight closet. That was the moment when I met my friend and partner Tarcisio Paniago. At the meeting, we talked amenities when were taken by a sudden need to leave the house and photograph, as if something very important was about to happen. The work took place in an inexplicable way, in pure fluidity; the result was the photographic series Via Crucis.

 

The truth of the matter is that past and present communicated intensely within me and shortly after that, I felt the urge for another cry for freedom. I could no longer keep myself hidden, I had to embrace my manhood. Tarcisio Paniago's friendly and sensible eye encouraged me to abandon the closet once more, and I did so.

 

At the age of 27 I was reborn, resurfaced and resurrected, I declared myself a trans man, I changed my name and gender. I also moved to the city of São Paulo where I work as a Diversity Consultant in a company called Pajubá Diversidade em Rede, of which I am one of the founders. Furthermore, I am an activist and give lectures on gender and sexuality in various spaces, as well as telling my story, so that closets will not be featured in the upcoming stations.

 

Greetings from Brazil - the country that most kills transgender people in the world. Ariel Nobre, to this day: TRANSALIVE.

 

 

Via Crucis

epistle of Tarcísio Paniago

 

Held in 2015, in the city of Brasilia, on via W3 Norte, the photographic series Via Crucis (Way of the Cross) portrays the visual artist and performer Ariel Nobre in the context of his transition from the feminine to the masculine gender, condensing the itinerary all the way to his cross, death and resurrection. The annunciation: gestation and birth of Ariel's body and blood. Transubstantiation of death in life: the end of a cycle and a new resumption.

 

The present photographic series alludes to the Christian Easter metaphor and the passing from death to life, as it relates to the narrative of the Via Crucis and its stations, the Passion of Christ as a whole (as "II - agony in the garden") and of an foregone occurrence ("I - demon lurking in the desert").

 

Ariel Nobre paid me a tranquil visit on an Easter holiday. Out of the blue, at dawn, we went out into the street filled with enthusiasm to photograph. Completely unaware of what we were doing, we were able to assemble a whole photo shoot in just seven minutes.

 

Back at the apartment, and after a few minutes of editing and treating the images, we printed the first version of the work, so far untitled. As we pinned the photographs onto the wall, we came to the realization that there was a sequence of intertwined movements, the displacement of a character; we moved some pictures around, changed the orders of them. Then, we agreed almost telepathically to display the photos in a set that would communicate intrinsically both with the stations of the Via Crucis and with the allegory that Easter attributes regarding the resurrection.

 

During the following months, I took the time to study the Via Crucis, its peculiarities and surroundings. At the time, I selected the works that would compose the photographic series as well as the sequence in which they would appear, peering at events hidden in each picture, not limiting myself strictly to those portrayed in the Stations of the Cross.

 

Further on in time, Ariel and I met yet again in Brasilia and threw ourselves back to work. He suggested some alterations and we revisited the treatment. We then printed the photographs and reached the end of our very own Via Crucis.

 

Given to the nature of the creative process, the objective of this project has not been established, but verified. We were inventive with no rehearsals, not following any clues, experimenting the street performatically and freely. What might have been the goal, I tell you truthfully, was something intrinsic to the moment, one from which we could not escape: portraying Ariel's gender transition. The unconscious flowed and led us to the obvious, but the obvious one we did not have the possibility to elaborate: a photographic series that represented a portrait of Ariel's gender transition, from the moment of his decision, to his real name, a portrait of his body and subjectivity, but being also an archetype that contemplated and represented other trans people and their own personal crosses.

 

Via Crucis partially integrated the exhibition called Panorama, which includes works from six photographic series of my own authorship. It was displayed in the cultural space Obere Mühle (Dübendorf, Switzerland) between August and September of 2016. In 2018, it is in collective exhibition at the EIXO Arte virtual gallery and in individual exhibition at the Museu Nacional da República (National Museum of the Republic), in Brasilia, in May. In September, Via Crucis will be on individual exhibition at the Maison du Brésil, in Paris.

 

 

Via Crucis

epistle of Gilberto Lacerda

 

Via Crucis. A feminine noun that, in Jewish-Christian tradition, remits to the trajectory of the Fourteen Stages or Seasons in which Jesus, bearing the Cross, goes from the Praetorium, where He is condemned to death, to Calvary, where His entombment befell. Most recently, Pope John Paul II suggested a fifteenth season was added to this painful journey, extending it to the Resurrection. As tradition goes, it is a rite of passage in which man, son of God, becomes God himself, as one of the three persons of the Holy Trinity. Such path is a difficult one to travel, needful for the encounter of the true essence of the individual who, analogously, was archetypically traveled by gods, heroes and characters throughout history.

 

Hercules, son of Zeus with a mortal, was only deified and constellated after going through twelve terrible works. Siddhartha Gautama only attained nirvana and became Buddha through a rite of passage set upon self-flagellation. Mohammed the merchant only became Mohammed the prophet after his spiritual retreat for meditation and fasting in the caves of Mount Hira. All of them, and many others, address their legitimate identity through paths that lead them out of the state of "seeming" into the state of actually “being” only through the trajectory of bodily atonement, once evoked by Clarice Lispector, for whom the Via Crucis of the body occurs precisely through the process of (dis)simulation of the game between the "being" and the "seeming".

 

In this photographic Via Crucis, Tarcísio Paniago enforces the rite of passage metaphor within the transition process of Ariel Nobre throughout fifteen seasons that symbolize his personal displacement towards becoming a trans man. The fifteen photographs taken during Easter of 2015 refer to a true pilgrimage from a place of resemblance into a place of essence. Here the sense of sacrifice, commonly attributed to this transmutation, is deprived from a sense of path leading to light, which is another meaning of Via Crucis that is quite appropriate in this case, being thus a matter of migratory process for the territory of self-mastery, self-domain, the guardian of self-mastery, the lion of the Lord, which is the Hebrew meaning of the name Ariel, angel of healing, who punishes those who transgress in the darkness. In this photobiography of a personal cleansing path, Ariel Nobre also personifies the angel in Shakespeare's The Tempest, translating a filter into a new order among men, where love and forgiveness can flourish and the advent of a new consciousness can be attained by the human, to which he shouts at the top of his lungs: I must say that I love you. Here, Via Crucis becomes a masculine noun!

 


 

Tarcísio Paniago
Via Crucis
 
Fotografia Tarcísio Paniago
Performance Ariel Nobre
Curadoria Gilberto Lacerda

100x66,6cm
impressão jato de tinta sobre papel Hahnemühle Daguerre Canvas 400g/m²
tiragem: 3
 
Fotografia | Performance
 
valor da obra sob consulta